Semana Nacional de Museus 2021
Semana Nacional de Museus 2021
GARIMPANDO PRECIOSIDADES
Exposição fotográfica do processo de trabalho relativo à prospecção, limpeza, organização e catalogação do acervo Memorial Prof.ª Heleusa Figueira Câmara.
19ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
Memorial Profª Heleusa Figueira Câmara
Tema: O futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar
Fase: Composição e apresentação do acervo
O ACERVO HELEUSA FIGUEIRA CÂMARA está em fase de levantamento e organização, onde são feitos a prospecção, higienização, catalogação, digitalização e arquivamento dos documentos.
A criação do memorial Profª Heleusa Figueira Câmara é relevante para a preservação do seu precioso acervo, que irá contribuir muito para os estudiosos que tem interesse em conhecer a sua trajetória de vida, sempre voltada para a educação, a cultura e a memória conquistense. O memorial irá transmitir as novas gerações, o conhecimento construído por essa grande mestra. A memória é um dos instrumentos de melhoramento do mundo, e a memória de Heleusa terá continuidade por meio das sementes que ela plantou ao longo do seu trabalho.
I - ACERVO PESSOAL de Heleusa Figueira Câmara
OBJETOS PESSOAIS
1. Mobiliário
2. Aparelho de som (Vinil, K7, CD)
3. Livros
4. Fitas K-7, discos em Vinil, Filmes Super-8, VHS Disquetes, CD, DVD
5. Computador (HD)
6. Troféus, medalhas, placas
7. Pinturas e Bordados
VIDA PESSOAL
1. Diários
2. Manuscritos (contos, poemas)
3. Fotografias
4. Correspondências Pessoais e Profissionais
5. E-mail e Redes Sociais
6. Vida Escolar: Primário, Ginásio, Científico, Graduação, Mestrado e Doutorado, Pós-doutorado
VIDA PROFISSIONAL (Fotos, Audios, Videos, Portarias, Plano de Cursos, Relatórios)
1. Diretora do Educandário Juvêncio Terra
2. Professora Centro Integrado Navarro de Brito e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (Trabalhos de Alunos dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Letras: Memória Administrativa, entrevistas com professores, empresários, pessoas públicas e da comunidade)
3. Vice-Reitora da UESB
4. Diretora do Museu Regional Casa Henriqueta Prates
5. Secretária Municipal de Educação (Relatórios e Memória das Escolas, Fotos)
6. Coordenadora do Proler (Relatórios, Fotografias, Históricos, Livros e Periódicos)
7. Produção Literária (Livros, Artigos, Peças)
8. Conselhos Estaduais e Municipais
9. Academias de Letras (Conquistense, Baiana e Feirense)
10. Periódicos sobre Heleusa e seus trabalhos
II - ACERVO FAMILIARES E COMUNIDADE (antepassados, irmãs, filhos, netos, parentes e amigos)
1. Manuscritos (cartas, poemas, discursos)
2. Fotos
3. Gravações (Super 8, K7, VHS, CD, DVD)
4. Cadernos de Receitas
5. Periódicos
6. Mobiliário
Obs.: Destaque para documentação sobre a autocirurgia de apêndice realizada em 1942 pelo médico conquistense Ubaldino Gusmão Figueira, pai de Heleusa Figueira Câmara.
LINK PARA O VÍDEO: https://youtu.be/CBOLrbH0dl8
19ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
Memorial Profª Heleusa Figueira Câmara
Exposição: Garimpando Preciosidades
Fase: Organização e Higienização dos documentos
Os documentos que compõem o acervo da professora Heleusa estão sendo higienizados visando a sua preservação, por isso há necessidade de usar luvas para manuseá-los afim de evitar o contato direto. Trinchas são utilizadas para varrer página por página, frente e verso, e remover toda a sujeira acumulada. Também há necessidade de remover todos os metais contidos nos documentos, pois eles oxidam e acabam estragando e corroendo o documento, dificultando a sua leitura, logo usamos extratores e pinças para removê-los. Para substituir o metal que mantinha alguns documentos juntos, são utilizadas folhas de papel alcalino e cordão de algodão cru, pois, assim, não agridem as folhas.
Após o processo de higienização, os documentos são organizados, digitalizados, envelopados e acomodados em caixas arquivos de papelão para melhor preservação.
LINK PARA O VÍDEO: https://youtu.be/0vEves9Uxc4
19ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
Memorial Profª Heleusa Figueira Câmara
Exposição: Garimpando Preciosidades
Fase: Digitalização dos documentos
Após a higienização e identificação dos documentos é feita a sua digitalização e catalogação no banco de dados do acervo onde, entre outros dados, é identificado a data do documento, o assunto, o nome do arquivo digital e o nome da caixa física onde ele será acomodado.
Temos como exemplo o banco de dados das cartas, onde são registradas as informações da data em que foi escrita, o ator, o destinatário, o local, o nome do arquivo digital, algumas tags, entre outros dados.
Dessa forma, o Memorial Professora Heleusa Figueira Câmara poderá também ser prestigiado, visitado e consultado de forma virtual.
LINK PARA O VÍDEO: https://youtu.be/Cy_3-qbR8_s
19ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
Memorial Profª Heleusa Figueira Câmara
Exposição: Garimpando Preciosidades
Fase: Prospecção de arquivos publicados na Internet
Para a construção do acervo da Profª. Heleusa Figueira Câmara também é necessário coletar textos, vídeos e artigos que foram publicados exclusivamente na internet, em sites, blogs e redes sociais.
Cada registro encontrado no Google, tem o seu conteúdo convertido em PDF e quando se trata de vídeo é feito o download da mídia. Tudo é armazenado no banco de dados do acervo.
Para facilitar a consulta a esses documentos, os arquivos são catalogados, registrando a data de publicação, o nome do site, o título da notícia, o link o nome dado ao arquivo, o conteúdo completo da notícia e palavras-chaves.
LINK PARA O VÍDEO: https://youtu.be/hhXwsAAq010